Ciência Política

Ementa
Questões conceituais, metodológicas e teóricas. Política, Poder e relações de Poder. Ideologia e Poder Político. História da Sociedade e formas de Poder: tirania, oligarquia, aristocracia, monarquia e democracia. Origens das teorias políticas. As experiências políticas clássicas da Grécia, de Roma e da Idade Média: Do Humanismo Renascentista e do surgimento do Estado. Moderno para Maquiavel, Hobbes e Bodin. Os Estados Nacionais e a categoria Nação. Os pensadores clássicos contratualistas.O surgimento do liberalismo clássico e a sua evolução em Locke, Montesquieu , Rousseau, Tocqueville e Siyès.. O Estado e a Sociedade: Teorias de soberania. O Estado-Nação. Do Estado absolutista para liberal e social.. Estado e a Sociedade Civil. Karl Marx , materialismo dialético histórico , Capital e Trabalho. As correntes socialistas e as várias concepções de Estado de Lênin a Gramsci.

Objetivos Gerais
– Introduzir o aluno nas categorias básicas da Ciência Política para prepará-lo para as disciplinas específicas do curso de Relações Internacionais.
– Mostrar aos alunos o desenvolvimento histórico da Ciência Política a partir do prisma socio históricocultural, jurídico, filosófico, para que o educando consiga compreender as interfaces interdisciplinares das Ciências Humanas.

Objetivos Específicos
– Perceber as diferenças entre política e os desvios da política e saber definir os conceitos básicos sobre ideologia e cultura política, entre o Poder e as relações entre o poder político, econômico e ideológico.
– Analisar os três projetos políticos grego, romano e medieval e a sua evolução histórica e a sua importância para o curso de Direito.
– Oferecer ao aluno informações e dados para dar-lhes instrumentos de análise da teoria política de Aristóteles, de Hobbes, de Maquiavel e John Locke, Rousseau e dos pressupostos teóricos do pensamento político moderno.
– Aprofundar o pensamento político do humanismo renascentista moderno e do contratualismo nos clássicos.
– Fundamentar o futuro profissional do operador do Direito para a compreensâo dos elementos constitutivos da trama sócio-política e das fundações do pensamento político moderno sobre soberania popular e soberania do Estado.
– Estudar e entender o pensamento político de Maquiavel, Hobbes, Bodin, Locke e Rousseau.
– Capacitar o aluno a contextualizar a evolução da política, das ideologias e dos vários modelos de Estado desde Maquiavel até hoje.
– Contextualizar a formação sóciopolítica e econômico-histórica do Estado no Brasil
– Buscar entender as dificuldades da democratização do Brasil a partir da Cultura Política paternalista e dos processos e mecanismos históricos-políticos e afetivo-culturais desde a época da Casa Grande e Senzala até a forma do Presidencialismo político de coalizão no Brasil..
– Compreender o complexo de Édipo da figura do Pai-Patrão presente na história política e na cultura política tradicional brasileira.
– Pesquisar e entender a formação sócio-política do Estado Brasileiro e neste contexto os seus partidos políticos e o processo de democratização.

Conteúdo Programático
Unidade 01

Introdução à Política e aos Conceitos Básicos. Três teorias sobre a origem da Política. Ideologia e Cultura Política brasileira. O Espectro Político e o mapa conceitual ideológico. Política no Brasil.

Unidade 02
Cratologia e o estudo da política como poder. Política: Relações e interfaces. O que é Política e Cidadania? O que é democracia? O que é Poder? Política no Brasil. O poder ideológico, poder político e poder econômico. O espectro político e partidos Políticos.

Unidade 03
O Patrimonialismo em Faoro e a Realidade Brasileira: Poder Político e autoritarismo das elites. Clientelismo, paternalismo e Coronelismo no Império e República: Desvios da Política no Brasil. Os Partidos Políticos no Brasil.

Unidade 04
Evolução Histórica do Pensamento Político na Grécia Roma, Idade Média:

1. A experiência política grega
2. A experiência política romana
3. A experiência política medieval e as culturas cristão-romana, bizantina e árabe
4. Os fundamentos medievais do pensamento político moderno.
5. Marcílio de Pádua e Guilherme de Ockam.

Unidade 05
Renascimento e Maquiavel e novo paradigma da Política:
Geocentrismo. Heliocentrismo. Teocentrismo. Antropocentrismo. O Renascimento foi uma Revolução? Surgimento das Monarquias nacionais. Do Estado de Natureza ao Estado Absolutista e a cidadania passiva Estudo dos clássicos da Política. Teoria política da Resistência ao Tirano. A teoria da resistência de La Boéthie.

Unidade 06
Teorias contratualistas:
O Pacto de submisssão de Rousseau. O Pacto de consentimento em Locke. O Pacto de igualdade em Rousseau.

Unidade 07
Teorias de soberania:
A Soberania absoluta de origem antropológica em Thomas Hobbes. A Soberania absoluta de origem divina em Bodin. A Soberania republicana e popular em Rousseau. A Soberania nacional em Sieyès e Tocqueville.

Unidade 8
Teorias políticas liberais:
Revolução liberal inglesa. O Liberalismo clássico ao liberalismo francês e americano.

Metodologia
O Programa será ministrado como base no método operatório-dialógico no qual serão utilizados vários métodos didáticos, entre eles, seminários de alunos, aulas expositivas, exercícios em sala de aula, leitura de textos em grupos, apresentação de resenhas e resumos de textos.

O acompanhamento pedagógico será contínuo, priorizando os critérios de responsabilidade e busca de fundamentação científica, trabalhando as atitudes dos estudantes. Cada aluno terá uma pasta ( PAIPED = Pasta de Instrumentos Pedagógicos). A PAIPED poderá centralizar-se na coleta de dados para a pesquisa e elaboração de exercícios em sala de aula e anotações das Aulas Expositivas. Seminários com apresentação dos trabalhos grupais e painéis integrado de debates. Todos os textos para leitura e todos os exercícios e questões e respostas da disciplina deverão constar do conteúdo da pasta do aluno. O professor acompanhará a elaboração deste instrumento pedagógico que será computado para a avaliação bimestral e semestral. Isto será avaliado no critério educacional “Responsabilidade” e Aproveitamento.

Recursos
Paiped: Pasta de Instrumentos Pedagógicos ou Portfolio. Estudo Dirigido. Filmes com roteiro para análise. Dinâmica de grupos operatórios. Pesquisa bibliográfica. Seminários para apresentação de trabalhos grupais. Aulas em Powerpoint e apresentações dos alunos

Competências Gerais a Serem Desenvolvidas nos Alunos Durante o Semestre
– Pesquisar e extrair informação de diversas fontes escritas e aprender a citar corretamente segundo as normas da ABNT.
– Compreensão, interpretação e resumo de textos.
– Compreensão interdisciplinar política, sociologia, filosofia e teorias de Relações Internacionais.
– Contextualização histórica dos clássicos da Política e a sua análise aplicada aos fatos hodiernos.
– Planejamento de metas e trabalhos individuais e por equipe.
– Relacionamento e sistematização de idéias.
– Senso crítico perante a realidade social com percepção dos seus pressupostos ideológicos e éticos.
– Aprimoramento da expressão oral pelas apresentações em sala de aula.
– Problematizar o seu subtema inserido no tema principal do grupo e relacioná-lo à temática principal.
– Redação própria e elaboração pessoal nos trabalhos escritos

Avaliação
A avaliação seguirá a metodologia de perseguição de objetivos educacionais. Será valorizada a presença do educando em sala de aula, bem como sua participação na mesma. O processo de avaliação contará com trabalhos, seminários e prova bimestral. Será avaliado, o crescimento do aluno no saber conceituar, contextualizar, relacionar temas e tópicos. Vamos agrupar e relacionar temáticas da Ciência Política na pesquisa de temas e subtemas do trabalho de pesquisa grupal e os alunos deverão demonstrar na prática as várias competências citadas acima.

Critérios de Avaliação
De modo geral, as atividades individuais e grupais terão como base de avaliação os seguintes critérios:

- Leitura do material indicado;
– Coerência interna na produção do texto;
– Abordagem crítica da bibliografia indicada e elaborada pelo aluno;
– Elaboração de reflexão pessoal e/ou de vivência profissional sobre o tema proposto;
– Utilização de criatividade, incluindo novidades ou aspectos interessantes acerca do tema (utilização de revistas, jornais e outros materiais);
– Formulação de pensamento e texto próprios do aluno(a) garantindo a fidelidade ao autor estudado, mas podendo e devendo elaborar sua própria reflexão devidamente fundamentada;
– Entrega da Pasta (Paiped) nas datas indicadas para avaliação do critério;
– Responsabilidade.

Avaliação em Termos Numéricos
Primeiro Bimestre:
Seminários de grupos de estudo: 1 pt
Trabalho escrito: 1 pt
Paiped com todos os exercícios: 1 pt no caso de 100% de aproveitamento. Tem de ser elaborada desde a primeira semana de aulas. Será solicitada no final de cada mês letivo.
Prova escrita: 7.0 pontos

Bibliografia Básica
PISIER, Evelyn. História das Idéias Políticas. São Paulo: Ed. Manole, 2004.

CHATELLET,F & DUHAMEL & PISIER, KROUCHENER, E. História das Idéias Políticas. Rio:Zahar, 1997.

BÓETHIE, Étienne de la. O discurso da servidão voluntária. 4. ed., São Paulo: Brasiliense, 1987.

BOBBIO, N. et al. Dicionário de política. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1992.

BOBBIO, Norberto. Teoria Geral da Política. A Teoria Política e as Lições dos Clássicos.

CHEVALLIER, J.J. As grandes obras políticas de Maquiavel aos nossos dias. Rio: Agir,1996.

DAMATTA, Roberto. O que faz o Brasil Brasil? Rio de Janeiro: Rocco,1998

GRUPPI, L. Tudo começou com Maquiavel. Porto Alegre: L&PM, 1996.

QUERINO, C.J., SADEK, M.T. & SOUZA, R Pol. O Pensamento Político Clássico: Maquiavel, Hobbes,Locke, Montesquieu, Rousseau. Rio: Record, 1999.

ROUSSEAU, Jean Jacques. O Contrato Social. Rio: Ediouro, 1997

SADEK, Maria Tereza. Maquiavel- A Política como ela é. São Paulo: FTD, 1996.

SADER, E (org.). Pós neoliberalismo: as políticas sociais e o estado democrático. Rio: Paz e Terra, 1995

SKINNER, Quentin. As fundações do pensamento politico moderno. São Paulo: Cia. Das Letras,1996.

SKINNER, Quentin. Maquiavel. São Paulo: Brasiliense,1996

TOUCHARD,Jean.Histórias das Idéias Políticas I-IVLisboa:Publl.Europa América.

UBALDO, J. U. Política. Quem manda, por que manda, como manda. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1998.

VINCENT, Andrew. Ideologias políticas modernas. Rio de Janeiro: Zahar, 1995.

WEFFORT, F– Os Clássicos da Política- vols. 1 e 2 . São Paulo, Atica, Reed. 2000.

WOLKMER, A. C. Ideologia, Estado e Direito. 4.ed. rev. e ampl. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2003.

NOGUEIRA, M. A. Em defesa da política. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2001.

UBALDO, J. U. Política. Quem manda, por que manda, como manda. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1998.

Temas para os Trabalhos do Primeiro Bimestre
1º. Tema: Formação histórica do Estado Brasileiro e da cultura política nacional

1. Invasão cultural européia no Brasil da Colônia: Sérgio Buarque (Raízes do Brasil).
2. O Patrimonialismo no livro “Os Donos do Poder” de R. Faoro.
3. Raízes históricas da Cultura Política Brasileira: Gilberto Freyre(Casa Grande e Senzala)
4. Cultura política autoritária e o Estado Patrimonialista no Brasil Colônia(Capitanias).
5. Público e Privado no livro “A Casa e a Rua” de Roberto da Mata.

2º. Tema: O Poder ideológico, poder político e poder econômico.
1. João Ubaldo RIBEIRO. Política: Quem manda, por que manda, como manda?
2. Noções básicas sobre Poder e os três tipos de autoridade ou liderança em Max Weber.
3. Relação entre Poder Econômico, ideológico e político( Apostila 1+pesquisa na Internet).
4. Poder e Força e Persuasão e o Direito no pensamento político(Pesquisa na Internet).

3º. Tema: Clientelismo, paternalismo e Coronelismo no Império e República Velha
1. O clientelismo e Coronelismo, no livro “Coronelismo, Enxada e Voto”, de Vitor Nunes Leal.
2. A Cidadania no Brasil – o longo caminho de José Murilo de Carvalho (Apostila e livro).
3. Direitos no Brasil: necessidade de um choque de cidadania em Venceslau Alves de Souza-Revista deSociologia e Política. no.27 Curitiba Nov. 2006.
4. Paternalismo e autoritarismo das elites no Texto de Marilena Chauí (Apostila e livro).
5. A história do Nepotismo no Brasil e avanços recentes no Judiciário (Internet).

4º.Tema: Ideologia e Política. E M.Chauí Convite à Filosofia
1. A questão da ideologia em Leandro Konder.
2. A ideologia em Marilena Chauí – Convite à Filosofia. Ed. Ática, São Paulo, ano 2000.
3. A ideologia do liberalismo nos Partidos conservadores.
4. A ideologia e os Partidos de Direita e esquerda.
5. Ideologia e o nacionalismo no nazismo e fascismo( Chatellet em História das Idéias Políticas).
6. Ideologia, Política e Poder em A.C.Wolkmer.

5º. Tema: As Revoluções Liberais
1. A Revolução Inglesa e o liberalismo clássico.
2. John Locke o Fundador do Liberalismo.
3. A Revolução Americana, o regime da Primeira República Moderna.
4. A Revolução Francesa e as suas contradições.
5. Rousseau e a Soberania Popular.
6. Pensadores Liberais democráticos: Sieyès e Alexis Tocqueville

6º. Tema: A Sociedade e o Estado
1. A Sociedade feudal: estamentos sociais
2. A sociedade mercantilista.
3. A nova sociedade divida em classes
4. O Movimento Operário e o surgimento inicial do socialismo
5. Social-democracia na França e Alemanha.
6. Pensadores siocialdemocratas.

7º. Tema: Os Partidos Políticos no Brasil
1. Os partidos de 1822-193º:Monarquia e República oligárquica.
2. Período de Transição 1930 a 1945 do Vargas populista e o Estado Novo.
3. Os partidos de 1945-1964; Multipartidarismo e democratização incipiente.
4. Ditadura Militar e o binômio partidário: Arena e MDB.
5. Tradição pluripartidária e o processo de democratização após 1980.
6. O Surgimento da CUT, do PT, PSDB e a social- democracia brasileira.

8º. Tema: A Democracia no Brasil e a reforma Política no Brasil
1. A Democracia Brasileira: Balanços e perspectivas para o século 21 da Ed.Humanitas com dois autores organizadores C.Ranulfo Melo e A.A.Sáez.
2. Reforma Política no Brasil da Ed.UFM. com os autores organizadores Leonardo Avritzer e Fátima Anastasia.
3. O Projeto de lei dos candidatos ficha sujas.
4. A Transparência Mundial, nacional e estadual.
5. Os desvios da Política a cidadania.
6. Ética e Política.

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